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Infra-estrutura é tudo!

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Parece exagero e é mesmo. Um Centro Esportivo com uma infra-estrutura perfeita, conduzido por uma equipe hostil e sem consideração pelos seus clientes, está condenado ao insucesso. Por outro lado, instalações completas e bem cuidadas são ferramentas essenciais para a conquista e fidelização de clientes.

Eu, trabalhando nesta área, tenho visitado muitos Centros Esportivos nos últimos dois anos. É impressionante como você forma uma opinião sobre qualidade logo na chegada a um local.

Começando pela placa publicitária do Centro de Esportivo: ela está limpa?Tem alguma letra "caída"? A iluminação está bem colocada e funcionando? Entrando no terreno: tem onde estacionar? Está bem sinalizado? êpa, lixo esparramado? E na própria sede: é um local agradável, organizado? Ou está com engradados acumulados e bagunça por todo lado? Nas quadras: qual é a sua primeira impressão? Até agora, você ainda nem viu ou falou com alguém, mas o seu primeiro julgamento já foi pronunciado.

As pessoas muitas vezes reagem de forma inconsciente ao que seus seus olhos vêem. Estudos mostram, por exemplo, que as pessoas tendem ser mais cuidadosas com instalações limpas e organizadas. Afinal, é mais fácil fazer bagunça em um ambiente que já está sujo e poluído do que num limpo e asseado; uma sujeira a mais não vai fazer diferença no meio da bagunça já instalada. Estudos também comprovam que as pessoas são mais produtivas e colaborativas quando atuam em ambientes agradáveis, limpos e organizados.

De qualquer forma, agarre a oportunidade para melhorar seus serviços e destaque-se dos seus concorrentes oferecendo uma infraestrutura e-xem-plar!

Esportistas de futebol society, tênis, futsal, pádel e.t.c., gostam de quadras bem cuidadas, boa iluminação, banheiros limpos e cerveja estupidamente gelada! Dê-lhes isso e prove que é melhor que seus concorrentes.

Todo mundo sabe que grandes custos, como por exemplo substituir a grama artificial, só podem ser enfrentados sem dor, se planejados e previstos a tempo. A dica para isso é bem simples: separe uma percentagem fixa da sua receita por mês para a manutenção e substituição de componentes importantes de suas instalações. Com a provisão e manutenção de uma reserva, você evita ficar se perguntando todo mês se há fundos suficientes para realizar uma substituição necessária.

Veja como exemplo  a organização de um condomínio residencial: cada morador paga por mês uma quantia fixa para os custos fixos e variáveis + um fundo de reserva. Assim são evitados os picos nos custos para os moradores e ainda é assegurada a manutenção perfeita do condomínio.

Olhe diariamente com olhos bem críticos ao seu redor: você vê coletes dos times desgastados? Alguma lâmpada quebrada? Vazamento nas torneiras ou chuveiros? A questão não é estarem com defeito; o essencial é se perguntar quanto tempo isso vai continuar assim.

Seus clientes percebem muito bem se você notou um problema e se já tomou providências para solucioná-lo rapidamente. Portanto, esteja alerta, aperte aquele parafuso solto, pinte aquela parede danificada e substitua a rede da quadra a tempo.

É importante que você esteja ciente de que manter seu Centro Esportivo com a infra-estrutura em dia, é uma demonstração poderosa de quem você é de que sua prioridade é servir sempre melhor o seu cliente.

Sim, é verdade, a manutenção é bastante dispendiosa em sua contabilidade. Mas, ao invés de pensar nisso como uma despesa irritante, veja-a como investimento em seu negócio, como uma abordagem inovadora para oferecer continuamente o melhor ao seus clientes. Estes irão recompensá-lo com reservas mais frequentes, com churrascos após os jogos, com uma confraternização da empresa cá ou um aniversário lá...

Isso porque ele gosta do ambiente e sabe que tudo funciona redondinho no seu Centro Esportivo.

Difícil vai ser ele manter isso em segredo!

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