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Atrair e fidelizar clientes

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Para o alcance do sucesso é essencial a conquista de novos clientes e, até mais importante, mantê-los! Ainda mais nos tempos complicados em que os donos de Centros Esportivos atuam hoje no Brasil.

Nesta postagem, estou tentando responder a seguinte pergunta: Como atrair e fidelizar clientes?

Claro que existem mais áreas de atuação mas, aqui eu foco na qualidade da relação que você e seus colaboradores constroem com seus clientes. Afinal, isso é um ponto chave na resposta.

Veja algumas dicas de como melhorar esta relação e fazer seus clientes amarem o seu negócio!

  • Interaja realmente com seu cliente. Fale com ele, ouça o que ele tem a dizer, seja receptivo para isso. Se possível, use o nome dele e assuma a postura de representar o Centro Esportivo, assuma responsabilidade pela qualidade dos serviços. Ele vai sentir que é ouvido; um aspecto crucial da comunicação.
  • Respeite seu cliente. Cada pessoa é diferente e se expressa de sua maneira. Até quando alguém se altera é importante manter uma postura profissional. Indiferente do estado emocional do seu cliente, ouça sempre o que ele está dizendo, procure realmente entender o que ele está dizendo. O seu cliente percebe isso muito bem e muitas vezes, só ouvir com interesse sincero já é meio caminho para a solução.
  • Foque no seu cliente. Ele percebe quando os colaboradores do seu Centro Esportivo realmente estão querendo o bem estar dele. Simplesmente perguntar se o jogo foi bom ou se o vestiário agrada, já demonstra tal preocupação. Oferecer promoções no bar, na churrasqueira e nas quadras ou pintar aquele muro feio,  também demonstra claramente um comportamento “pró-cliente”. E todos os clientes adoram surpresas, novidades e mimos.
  • Trate seu cliente como parceiro.Tratar meu cliente como parceiro?? Sim, justamente isso. Querendo ou não , você e seu cliente têm objetivos similares. Seu cliente quer frequentar um ambiente acolhedor e profissional. E é justamente isso que você quer oferecer para tornar o seu Centro Esportivo mais lucrativo e agradável para se trabalhar. Tendo os mesmos objetivos, usando transparência e passando confiança, automaticamente a tendência é só melhorar!
  • Crie uma relação de confiança. Se a comunicação flui de maneira natural e espontânea, a confiança vai se solidificar. Isso é sempre fácil quando as “noticias” são boas. Mas, nenhum centro esportivo escapa de, de vez em quando, precisar aplicar regras e mudanças que não agradam a todos os clientes. É exatamente nesta hora que a relação de confiança é testada e então enfraquecida ou fortalecida. Sempre procure informar seu cliente de assuntos do interesse dele, oferecendo explicações e ouvido. Não importa se é notícia boa ou ruim.
  • Transparência é tudo.  Quando você age com transparência, você não precisa ter medo de ouvir críticas, você não tem nada a esconder. Se seu cliente confia em você,  ele pode partilhar informações valiosas com você. Ao interagir com ele você pode encontrar soluções para problemas e melhorar seus serviços.
  • Prometeu algo? Leve a sério! Não adianta prometer coisas que você sabe serem  impossíveis ou improváveis de se realizar. Mas, de vez em quando você se compromete a fazer algo para o seu cliente. Se vai conseguir ou não,é fundamental manter seu cliente informado sobre o decorrer das coisas. Isso demonstra a ele que você realmente deu valor ao assunto. Parece coisa pequena? Não é, é a diferença entre fidelizar o seu cliente ou afastá-lo.
  • Firme e conseqüente. Nos itens tratados anteriormente, você pode ter a impressão que o seu cliente “gerencia o seu centro”. Isso é engano, a relação com seu cliente seria desequilibrada se fosse assim. Cada Centro Esportivo organizado, precisa de regras próprias para funcionar bem. E, as regras precisam ser respeitadas por todos. Seja sempre firme e conseqüente, explicando o porquê e os benefícios que seguir essas regras trazem. Mas, nunca deixe de ouvir seu cliente e não tenha medo de dizer “obrigado” mesmo quando ele vir com críticas!

Claro, existem mais fatores que determinam o sucesso; qualidade da infra-estrutura é um deles, só para começar. O ponto é que, tendo uma boa relação de confiança e transparência com seus clientes, seus próprios clientes vão te ”ajudar”, dando dicas e sugerindo melhorias. Não existe fonte melhor para guiar as melhorias que você sempre está buscando implementar. E assim, seus clientes dificilmente vão pensar em deixar de frequentar o seu Centro Esportivo, bem pelo contrário, com a propaganda boca a boca, vão atrair novos clientes para você: afinal, o seu centro tem foco no cliente!

ONE COMMENT ON THIS POST To “Atrair e fidelizar clientes”

  1. Bruno 20/04/2016 at 15:14

    Muito bom! Aqui no Society Green Ball Vila Velha sempre prezamos pela qualidade do serviço prestado. Acaba sendo um exercício diário. A infra-estrutura com certeza é o fator primordial, mas correlacionada com a relação C/B agrega mais ainda. Sempre tentamos inovar e criar promoções para deixar o cliente cada vez mais perto. Por se tratar de ambiente descontraído, uma boa conversa aberta e sincera, sem formalidades, torna a experiência para o cliente mais agradável ainda. Um abraço!

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